10 maneiras para viver um ‘Feliz Ano Novo’

Ir. João Antônio Johas Leão
Leigo Consagrado do Sodalício de Vida Cristã
Estudante de Filosofia em vistas ao Sacerdócio

Como chegar nessa época do ano e não pensar no que foi feito e nas possibilidades que o próximo ano traz. O cristão é alguém que possui uma ótima memória para aprender do passado, inteligente para discernir o presente e que não tira os olhos da meta futura, o encontro definitivo com Deus. Mas se o passado não muda e o futuro a Deus pertence, nos resta trabalhar no presente para sermos melhores pessoas, para fazer um mundo melhor. Aqui estão algumas dicas para esse ‘Feliz Ano Novo’ que todos queremos.

1-Não esquecer que dia 1º de Janeiro é dia de preceito

Todos queremos começar com o pé direito e para isso não precisamos pular ondinhas no mar. A melhor maneira de começar bem o ano é entregando-o a Maria, mãe de Deus e nossa mãe. Ir à missa nesse dia, além de ser preceito, é a forma mais cristã de começar o ano e que muitos deixam como última opção.

2-Não esquecer nossa identidade de cristãos

Não é que não podemos festejar o ano novo. Não se trata disso, mas justamente do contrário. Se trata de celebrar bem esse ano que chega. A primeira dica está muito relacionada com essa. Os outros precisam ver em nós o testemunho da alegria cristã.

3-Planejar, sim! Mas confiar também!

Existe uma tentação de querer controlar a realidade completamente. Ter tudo planejado, nos mínimos detalhes. Não é ruim planejar, é inclusive necessário, mas precisamos lembrar que Deus tem seus próprios planos e que muitas vezes não são os nossos. Uma virtude muito cristã é a da disponibilidade para o que Ele vai nos propor também. Aceitar o plano de Deus não é fácil, muitas vezes, mas é a melhor maneira de ter um ano feliz.

4-Estar de olho no calendário litúrgico

Essa dica é bem prática. A Igreja é sábia e sabe que somos atarefados (ou que nos atarefamos demais). O calendário litúrgico nos permite antecipar as principais celebrações da Igreja, como a Quaresma e a Semana Santa, para que possamos planejar o nosso ano tendo em conta a nossa vida de oração e a nossa participação nas celebrações festivas.

5-Resoluções de ano novo? Com a seguinte perspectiva…

São muitas as resoluções que se fazem, algumas muito impossíveis de se cumprir e que podem levar ao desânimo. As resoluções são meios para se chegar a um fim. Fazemos dieta para emagrecer, estudamos para entrar em uma faculdade, etc. Mas um verdadeiro cristão tem o olhar além dessas coisas, ele pensa no seu caminho de fé. Suas resoluções são sempre em vista de uma maior amizade com Deus, de uma maior proximidade com Ele. Isso não impede que façamos dieta ou que estudemos, mas que façamos essas e outras coisas para crescer ainda mais no nosso encontro com o Senhor.

6-Formar-se na fé

Isso é sempre importante. Não preciso entrar em detalhes, mas vale a pena que cada um se pergunte como pode fazer para ser um cristão melhor informado sobre aquilo que acredita. Na internet existem alguns bons cursos, as paróquias e as comunidades onde participamos também deveriam proporcionar essa instância tão importante.

7-Revisão

Vale a pena olhar o passado para aprender com ele. Mas é preciso fazê-lo com valentia e com os olhos abertos. Se erramos, a saída não é arrastar isso para debaixo do tapete e fazer de conta que não existiu, mas olhar bem para poder entender o que aconteceu e não voltar a cair no mesmo. A revisão de vida é sempre um bom meio para viver uma vida mais feliz.

8-Reconciliação

Depois da revisão vem a reconciliação. Reconciliar-se com Deus, consigo mesmo, com os demais e com a criação. Pedir perdão e perdoar são fundamentais para uma vida feliz. Sem esquecer, é claro, do perdão sacramental que devemos buscar sempre que necessário na confissão.

9-Ano da Misericórdia

Esse ano já começou diferente. E de uma forma muito positiva. Vivemos na Igreja um ano santo, convidados a viver e experimentar de maneira especial a Misericórdia de Deus que, segundo o Papa Francisco, resume a Boa Nova que Jesus veio nos trazer. Estejamos atento a esse ponto em nossas vidas. Vivamos mais a misericórdia e isso, com certeza, nos trará um ano mais feliz.

10-Ser Santos!

Essa é a única resolução dos cristãos. Todas as outras devem estar debaixo desse desejo de responder ao chamado de Deus para que sejamos “perfeitos como nosso Pai celeste é perfeito”. Não é um chamado para alguns, mas a forma de vida feliz que todos desejamos desde o mais profundo do nosso coração.
Que Deus nos abençoe e que o menino Jesus que nasceu no Natal cresça em cada um de nós, que a nossa fé amadureça mais nesse novo ano que Deus nos concede e que sua misericórdia alcance todos os corações necessitados. Feliz Ano novo!

Anúncios
por Católicos na Rede Postado em Artigos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s