Quando uma porta é mais que uma porta: descubra a Porta Santa

Thomas McDonald

Tudo o que você sempre quis saber sobre a Porta Santa: o que é, para que serve, os benefícios de atravessá-la, além de muitas curiosidades sobre o tema.

O que é uma Porta Santa?

Uma Porta Santa é uma porta especial em uma catedral ou em uma basílica, que é aberta apenas nos anos jubilares.

Quando se abre uma Porta Santa?

Em geral, isso deveria acontecer a cada 25 anos (intervalo entre os anos santos ordinários). Mas pode ser aberta durante anos “extraordinários”, como fez João Paulo II em 1983. O Papa Francisco decidiu inaugurar o Ano Santo da Misericórdia, abrindo a Porta em 8 de dezembro de 2015; ela ficará aberta até 20 de novembro de 2016. O dia 8 de dezembro foi escolhido por ser a solenidade da Imaculada Conceição e marcar os 50 anos da clausura do Concílio Vaticano II.

Onde estão essas portas?

Fora a Porta Santa da Basílica de São Pedro, cada uma das demais basílicas maiores romanas tem uma Porta Santa, que será aberta nas próximas semanas. Mas o Papa Francisco oferece algo novo: cada bispo tem permissão de designar uma porta da sua diocese como Porta Santa. Portanto, todos os católicos têm acesso a uma Porta Santa em sua diocese ou nos principais santuários do seu país.

Como se fecha uma Porta Santa?

Toda a entrada é coberta por uma parede de tijolos e de cima se infiltra uma fina camada de argamassa. Uma grande cruz é inserida na argamassa. Uma caixinha metálica é fechada e embutida no muro de tijolos.

O que há dentro desta caixinha?

Dentro da caixa há vários objetos associados ao Ano Santo, como a bula formal que proclama o Ano Jubilar. Na preparação para este jubileu, por exemplo, o muro da porta de São Pedro foi derrubado e a caixinha do ano 200 foi retirada. Entre outras coisas, ela continha 41 medalhas do pontificado de São João Paulo II e também a chave para abrir a Porta, que foi dada ao Papa Francisco.

E como o Papa abre a Porta Santa?

Até pouco tempo atrás, o Papa batia na parede de tijolos três vezes com um martelo, e depois o muro era destruído e a porta, aberta. Mas depois que alguns tijolos atingiram o Papa Paulo VI, decidiu-se, com João Paulo II, retirar o muro antes e deixar que o Papa simplesmente abrisse a porta.

Como é a Porta Santa do Vaticano?

A Porta é uma obra de bronze maciço, projetada em 1949 por Ludovico Consorti e construída pela fundição artística de Ferdinando Marinelli. Foi aberta pela primeira vez no jubileu de 1950. Na porta há 16 painéis que ilustram a história da salvação, da queda do homem à ressurreição do corpo. A de São Pedro é uma das cinco portas monumentais projetadas por Consorti, que le fizeram ganhar o apelido de “Vico dell’uscio”.

O que acontece se eu passar por uma Porta Santa?

Você recebe uma indulgência plenária! Isso significa a remissão da pena temporal pelos pecados perdoados em confissão – sempre e quando o ato for acompanhado pela comunhão e pela confissão, e a pessoa fizer um ato de fé, rezar pelas intenções do Papa e realizar um ato de misericórdia.

Mas qual é a importância de tudo isso?

O Papa Francisco disse que “haverá nesta ocasião uma Porta da Misericórdia, e quem passar por ela poderá experimentar o amor de Deus que consola, que perdoa e dá esperança”.

A Porta Santa é simbólica: ela representa o passo do pecado à redenção, da morte à vida, do não crer à fé. Jesus se descreve como “a Porta”. Precisamos entrar por ele para chegar ao Pai. A porta é a via da salvação.

Há também um simbolismo mariano, pois a Virgem Maria é a porta através da qual a salvação entrou no mundo. Abrir as portas na solenidade da Imaculada Conceição tem, portanto, um duplo significado.

Anúncios
por Católicos na Rede Postado em Artigos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s