Discurso do Papa Francisco na Festa das Famílias na Filadélfia

 

27/9/2015

 

Um testemunho verdadeiro nos leva a Deus, porque Deus é beleza e verdade. Um testemunho dado para servir é muito bom, nos torna bons, porque Deus é bondade. Tudo o que é bom, nos leva a Deus. Beleza, bondade e verdade nos levam a Deus.

Muito obrigado  a todos aqueles que nos deram a mensagem e a presença de todos vocês também dão testemunho de que vale a pena a vida em família, de que uma sociedade cresce forte, boa, formosa e verdadeira se é edificada sobre a base da família. Uma vez, uma criança me perguntou (vocês sabem que as crianças fazem perguntas difíceis): “O que fazia Deus antes de criar o mundo?” Asseguro-lhes que foi muito difícil responder, mas eu disse: ‘Antes de criar o mundo, Deus amava, porque Deus é amor.”

Era tão grande o amor que tinha entre o Pai, Filho e Espírito Santo que transbordava e não sei se é muito teológico, mas quero que saibam, era tão grande que não podia ser egoísta, tinha que sair de Si mesmo para ter alguém para amar fora Dele e aí Deus criou o mundo e fez essa maravilha que nós vivemos. Estamos destruindo o que fez Deus, diz a bíblia, que é a família. Deus criou o homem e a mulher, deu tudo a eles. Entregou o mundo, e disse que crescessem, multiplicassem, cultivassem a terra. Fizessem crescer todo o amor que colocou nessa criação maravilhosa, que entregou a uma família.

Vamos voltar um pouquinho, toda a beleza, verdade que tem em Si, Deus entregou à família e uma família é, verdadeiramente, família quando é capaz de abrir os braços e receber todo esse amor. Por isso que o paraíso não está aqui, a vida tem seus problemas. Os homens, pela astúcia do demônio, aprenderam a dividir-se e todo esse amor que Deus derramou quase se perde. O primeiro crime, primeiro fratricídio, um irmão matou o outro, afetando o amor, beleza e verdade de Deus. Brigas, posições diferentes, estão nos caminhamos de hoje. Toca a nós decidir o caminho a seguir.

Mas, vamos voltar, quando o homem e sua esposa erraram, se distanciaram de Deus. Deus não os deixou sozinhos, tamanho é o amor pela humanidade. Ele começou a caminhar com seu povo até chegar o momento em que mandou Seu filho e foi mandado não a um palácio, mas a uma família. Deus entrou no mundo através de uma família. Essa família tinha o coração aberto, tinha as portas abertas.

Vamos pensar em Maria, ela não podia acreditar: “Como pode isso acontecer? ” E quando explicaram, ela aceitou. Pensem em José, ele também não entende, mas aceita, obedece. E na obediência dessa mulher e desse homem há uma família através da qual Deus sempre bate às portas do coração. Ele gosta de fazer isso, sair de dentro. Mas, o que mais gosta é bater às portas da família e encontrá-la unida, da família que faz seus filhos crescerem, e que criam uma sociedade cheia de bondade, verdade e beleza.

Estamos na festa da família, a família tem carta de cidadania divina. A carta que tem a família foi Deus quem deu para que, no seu seio, crescesse cada vez mais a verdade, a beleza e o amor. Alguns de vocês poderiam dizer: ‘Padre, o senhor fala assim porque é solteiro e a família está em dificuldades. Na família nós discutimos; nas famílias, às vezes, voam uns pratos; os filhos dão dor de cabeça! “

Na família sempre tem cruzes, mas o amor de Deus vem sempre à luz, o amor de Deus nos abre o caminho. Depois da cruz tem a ressurreição, porque o filho de Deus nos abriu esse caminho, por isso a família é uma fábrica de esperança, esperança de viver a ressurreição. Foi Deus quem abriu esse caminho. Os filhos dão trabalho, às vezes, em casa, os colaboradores vêm trabalhar com orelhas, porque eles têm bebês de poucos meses e eu pergunto: ‘Você não dormiu? “
Na família há dificuldades, porém, essas dificuldades se superam com amor e o ódio não supera nenhuma dificuldade. A divisão dos corações não supera nenhuma dificuldade, somente o amor é capaz de recuperar. O amor é festa, é alegria, é seguir avante.

Eu gostaria de destacar dois pontos da família e sobre os quais gostaria que tivessem um especial cuidado, as crianças e os avós.

As crianças são o futuro, a força para ir para frente, são neles que colocamos as esperanças e os avós são a memória da família, são os que nos recordam e que nos transmitem a fé. Cuidar dos avós e cuidar das crianças é a demonstração de amor, não sei se maior, mas poderia dizer, mais promissora da família, porque promete o futuro. Um povo que não sabe cuidar das crianças e não sabe cuidar dos seus avós é um povo sem futuro, porque não tem a força e a memória que nos leva para frente.

A família é maravilhosa, mas o problema é que a família, às vezes, tem inimizades, brigas com a mulher, os filhos com o pai. Vou dar um conselho, nunca terminem o dia sem fazer a paz, em uma família não se pode terminar o dia em guerra!

Que Deus os abençoe e dê força, os anime a seguir avante. Vamos viver a família, defender a família, porque ali está nosso futuro e rezem por mim!

Franciscus PP

 

Boletim de Imprensa da Santa Sé

Anúncios
por Católicos na Rede Postado em Papa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s