Angelus com o Papa Francisco – 19/7/2015

Queridos irmãos e irmãs, bom dia! Vocês são corajosos porque com este calor estão aqui na praça, parabéns!

 

O Evangelho de hoje nos diz que os Apóstolos, depois da experiência de missão, voltaram felizes, mas também cansados. E Jesus, cheio de compreensão, quis dar-lhes um pouco de alívio. Então, leva-os para longe, num lugar isolado para que possam descansar um pouco”(Mc 06:31). “Muitas pessoas os viram partir e perceberam… e foram primeiro que eles” (v. 32). E, neste ponto, o evangelista nos dá uma imagem de Jesus de intensidade singular, “fotografando”, por assim dizer, os seus olhos e colhendo os sentimentos de seu coração, e por isso o evangelista diz: “Ao desembarcar, Jesus viu uma grande multidão e compadeceu-se dela, porque era como ovelhas que não têm pastor. E começou a ensinar-lhes muitas coisas”(v. 34).

Retomemos os três verbos deste sugestivo fotograma: ver, ter compaixão, ensinar. Podemos defini-los de verbos do Pastor. Ver, ter compaixão e ensinar. O primeiro e o segundo, ver e ter compaixão, estão sempre associados ao comportamento de Jesus: de fato, o seu olhar não é o olhar de um sociólogo ou um fotojornalista, porque ele sempre olha com “os olhos do coração”. Estes dois verbos, ver e ter compaixão, configuram Jesus como o Bom Pastor. Também sua compaixão, não é apenas um sentimento humano, mas é a comoção do Messias em que se fez carne a ternura de Deus. E desta compaixão nasce o desejo de Jesus de nutrir a multidão com o pão da sua Palavra, isto é, de ensinar a Palavra de Deus ao povo. Jesus vê, Jesus tem compaixão, Jesus nos ensina. E isto é belo!

E eu pedi ao Senhor que o Espírito de Jesus, o Bom Pastor, esse Espírito, para me guiar durante a viagem apostólica que fiz nos últimos dias à América Latina e que me permitiu visitar o Equador, a Bolívia e o Paraguai. Agradeço a Deus com todo o meu coração por este dom. Agradeço as pessoas dos três países pela afetuosa e calorosa acolhida e entusiasmo. Renovo a minha gratidão às autoridades desses países pela acolhida e colaboração. Com grande afeto agradeço aos meus irmãos bispos, sacerdotes, pessoas consagradas e todas as pessoas pelo ‘calor’ com que participaram. Com estes irmãos e irmãs eu louvei ao Senhor pelas maravilhas que realizou no Povo de Deus que caminha na terra, pela fé que anima sua vida e sua cultura. E também louvei pela beleza natural com que enriqueceu estes países. O continente latino-americano tem um grande potencial humano e espiritual, guarda os valores cristãos profundamente radicados, mas também enfrenta sérios problemas sociais e econômicos. Para contribuir para a sua solução, a Igreja está empenhada em mobilizar as forças espirituais e morais de suas comunidades, colaborando com todos os componentes da sociedade. Diante dos grandes desafios que o anúncio do Evangelho deve enfrentar, convidei a obter do Cristo Senhor a graça que salva e fortalece o compromisso do testemunho cristão, a desenvolver a difusão da Palavra de Deus, a fim que a forte religiosidade dessas pessoas possa sempre ser um testemunho fiel do Evangelho.

À materna intercessão da Virgem Maria, que toda a América Latina venera como padroeira sob o título de Nossa Senhora de Guadalupe, confio os frutos dessa inesquecível viagem apostólica.

 

Depois do Angelus

 

Queridos irmãos e irmãs,

 

Saúdo cordialmente a todos, romanos e peregrinos!

 

Saúdo de modo particular os jovens da Diocese de Pamplona e Tudela, Espanha.

 

Saúdo as Irmãs da Sagrada Família de Nazaré que se reuniram em Roma para o Capítulo Geral; a Orquestra de Offanengo-Casalbuttano; os Coros de Vigo Cavedine (Trento); os jovens voluntários do Convento de Arco di Trento, os jovens do Meana Sardo e aqueles participam das férias organizado pelo INPS de Pomezia; os jovens da Ação Católica de Mellaredo e Rivale (Padova).

 

Desejo a todos um bom domingo. Peço-vos, por favor, rezem por mim, não se esqueçam. Bom almoço e até breve!

 

Franciscus PP

 

Boletim de Imprensa da Santa Sé

Anúncios
por Católicos na Rede Postado em Papa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s