Obrigado, Senhor!

Dom Orani João Tempesta, O. Cist.
Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ

A Jornada Mundial da Juventude Rio 2013 continua tendo muitas repercussões pelo mundo. Nesses dias, através de um dos membros do Pontifício Conselho para os Leigos, que é o comitê central das Jornadas e que veio para concluir a mostra dos Museus Vaticanos e Italianos aqui no Rio de Janeiro, soubemos que mais de vinte mil cartas chegaram a esse dicastério romano com agradecimentos pelo evento. Também aqui no Rio de Janeiro recebemos continuamente cartas de bispos, padres, religiosos, jovens agradecendo pela experiência aqui vivida.

Ao encontrar autoridades de todos os escalões e situações aqui em nossa cidade, a reação é sempre a mesma: de agradecimento pela beleza daquele momento para esta cidade. Estávamos mesmo precisando de exemplos como estes para o mundo, e a nossa cidade foi protagonista, acolhendo de maneira impar a todos. Aliás, um dos grandes elogios é para as famílias acolhedoras. Realmente, elas se superaram em criatividade e resolvendo as questões surgidas de última hora. As casas que não receberam peregrinos (tínhamos muito mais vagas que peregrinos) também merecem nossos agradecimentos, pois se prepararam com carinho para isso. Tenham certeza de que valeu a pena a disponibilidade. O espaço que o coração de cada um abriu tenho certeza de que ajudou a formar esse mundo novo que almejamos com a graça de Deus.

Sabemos de nossas fragilidades e dificuldades. Uma jornada preparada com menos tempo que as demais e com tantas mudanças, sem dúvida que estava sujeita a várias situações novas. Ainda mais dentro de uma realidade muito especial que estávamos vivendo em nossa sociedade. No entanto, o Senhor agiu! É essa certeza, desde o início e agora, passado algum tempo da realização, que vemos ainda mais claro o grande milagre do qual somos testemunhas.

Nesta semana foi concluída a mostra cultural que levou perto de 100 mil pessoas ao Museu de Belas Artes. Também, depois da celebração festiva no último domingo, devolvemos a relíquia do Papa Beato João Paulo II ao Pontifício Conselho para os leigos, e os símbolos da Jornada (cruz da juventude e o ícone de Nossa Senhora) para a Santa Sé, que, no Domingo de Ramos do próximo ano, os entregará para Cracóvia, na Polônia, sede da próxima Jornada Mundial da Juventude, que já tem data marcada. A imagem de Nossa Senhora, Sede da Sabedoria, que recebemos para a Jornada Universitária da Juventude que ocorreu em Belo Horizonte, também deverá ser enviada de volta para a Itália. Com esses passos, tudo isso vai junto com um grande agradecimento a Deus por todos estes sinais e pela Sua mão, que tudo conduziu.

Aqui iniciamos a peregrinação latina americana com a imagem de Nossa Senhora de Fátima, entregue pelo Santuário de Portugal para que coordenássemos os preparativos em vista do centenário das aparições em 2017. Esse evento também levará a mensagem da JMJ por onde for. A JMJ recebeu do Santuário Nacional de Aparecida uma imagem fac-símile que, antes de ser entregue ao seu destino final, aqui no Rio de Janeiro, percorrerá a Arquidiocese para levar o nosso povo a agradecer pelo evento tão importante do qual pudemos participar, chamando-nos a, na obediência de Maria, ser discípulos missionários para uma nova evangelização, levando-nos a fazer discípulos entre as nações.

Temos ainda outras relíquias que foram doadas para a JMJ e que, por isso, permanecerão em algumas Igrejas do Rio de Janeiro. Mas o grande sinal está mesmo no coração de cada um que participou. Louvado seja Deus pelos jovens que deram um belíssimo testemunho de vida cristã! Bendito seja o Senhor pela proximidade do Papa Francisco, que continua sendo um grande sinal para o mundo de hoje! Que o Senhor nos dê sempre mais razões para agradecer e acolher os que querem buscar ao Senhor nestes tempos tão complexos em que vivemos.

Temos também muitas pessoas de boa vontade que, sabendo das despesas financeiras da JMJ, se colocaram à disposição e querem ajudar, compartilhando assim as nossas necessidades. Também por elas agradecemos a Deus! São tantos belos testemunhos que muitos que se sentem participantes e corresponsáveis querem ajudar nos investimentos feitos pela Jornada. Existem as razões dessa dificuldade, sem dúvida; existe a empresa de auditoria que ajuda a ver com clareza todas as questões, mas a generosidade das pessoas em partilhar impressiona! Realmente, por isso louvo ao Senhor! Foi para organizar melhor essas doações espontâneas que organizamos uma campanha que está sendo veiculada pelo rádio, televisão, internet, mídias sociais. Da mesma forma, aqui temos muito a agradecer a empresas de comunicação, as mais diversas, que se colocaram à disposição para veicular, assim como aos profissionais, padres, artistas e outros que se empenham em colocar sua voz e seu rosto para compartilhar esse momento conosco. Também aqui vai ao Senhor o nosso Obrigado. São tantas manifestações de carinho e tantos belos sinais que bendizemos a Deus por tudo e temos certeza de que, assim como o Senhor conduziu a JMJ Rio 2013 em meio a tantas vicissitudes e mudanças, Ele igualmente irá nos conduzir nestes momentos de concluir os investimentos feitos. Assim como a multidão de jovens fez diluir as dificuldades e os favoráveis à violência, temos certeza de que o mesmo acontecerá nestes tempos de gratidão e fraternidade. Os esclarecimentos estão sendo feitos e também a transparência.

Por tudo isso, damos graças! Somos chamados a ter olhos para ver o Senhor que nos vai mostrando a Sua presença a cada instante de nossas vidas e em todas as circunstâncias e questões. Sem dúvida que vivemos tempos difíceis por todo o mundo e também em nosso país. Temos confiança de que é neste momento de crise que temos a oportunidade de, em tudo, e por tudo, estarmos unidos mais do que nunca e darmos testemunho de nossa fé, que remove montanhas e continua conduzindo nossas vidas no caminho da paz.

A Jornada demonstrou que um mundo unido e em paz é possível. Demonstra também que podemos partilhar generosamente e nos ajudar mutuamente. Tudo isso nos conduz a fazer uma experiência de fé justamente neste Ano da Fé. Deus seja louvado por tudo e por todos! Obrigado, Senhor!
FONTE: Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro/RJ

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s