Os Salmos

Dom Orlando Brandes – Arcebispo de Londrina

Salmo quer dizer louvor, portanto oração de louvor, de súplica, de arrependimento. Salmodiar portanto, é rezar, cantar com as orações do saltério, orações bíblicas.

O Livro dos Salmos contem as orações, hinos, cânticos, do povo de Deus. Nos salmos temos a história de Israel em forma de oração. O próprio Deus inspirou as preces dos salmos e assim entramos em colóquio com o Senhor com nossas palavras humanas. “A palavra que o homem dirige a Deus torna-se também Palavra de Deus”. (Bento XVI). Os salmos eram a oração do povo de Deus. Devemos devolver esta oração ao povo. Salmo nãoé só para seminaristas, religiosos, padres, monges. É oração do povo e para o povo, inspirada pelo Espírito Santo. Muitas comunidades, movimentos e leigos rezam os salmos.

Jesus e Maria, os Apóstolos rezaram os salmos. Aliás, normalmente todo judeu sabia os salmos de cor, onde podia expressar também seus sentimentos. Santo Ambrósio afirma que o Livro dos Salmos é o mais suave e todos podem tirar proveito e encontrar remédio no saltério. O salmo é benção para o orante, glória de Deus, louvor da multidão, palavra do universo.

Nos salmos ouvimos a voz da Igreja, temos uma profunda confissão de fé, aprendemos a verbalizar nossos sentimentos em forma de oração, pois eles expressam a alegria da liberdade, o clamor da exultação, a expressão tanto da felicidade como da dor. O salmo abranda a ira, desfaz a preocupação, consola na tristeza.

Na oração dos salmos temos a proteção divina, o ensino da Palavra e da vontade de Deus, o escudo protetor, a alegria da santidade, o penhor da paz e da concórdia, segurança e tranquilidade. Os salmos nos inflamam de amor a Deus e compaixão com os irmãos. Encontramos no Livro dos Salmos graça e doutrina, instrução e regozijo, promessa e revelação.

Precisamos nos reconciliar com os salmos rezá-los sob a luz do Novo Testamento, até porque a Igreja adotou os salmos como sua oração oficial que chamamos de “Liturgias das Horas”. Rezando os salmos estamos rezando a história salvífica do povo de Israel, a história da Igreja e a nossa própria história.

A CNBB entende que “devemos rezar os salmos com o povo” como um dos pontos chaves da animação bíblica de toda a vida da Igreja. Quem descobre os salmos, descobre um tesouro e faz uma experiência jubilosa da Palavra de Deus em forma de oração.

Rezar os salmos é rezar a oração inspirada por Deus, é rezar a oração da Igreja, é rezar a oração que Jesus rezou. Na verdade os salmos ensinam  rezar com a natureza, a rezar na alegria e na tristeza, a rezar com os sentimentos e com nossa própria história. Cada um de nós encontra a si mesmo nos salmos.

Escreve o Papa Bento 16: “O Sínodo da Palavra exprimiu o desejo de uma maior difusão no Povo de Deus a oração da Liturgia das Horas, especialmente as Laudes e Vésperas. Assim os fiéis haverão de crescer na familiaridade com a Palavra de Deus” (V.D. 62) Recomendo, continua o Papa, que as paróquias e comunidades religiosas, favoreçam esta oração com a participação dos fiéis.

Oxalá Deus apresse o dia em que nas comunidades, paróquias, principalmente antes das missas sejam rezados os salmos. Uma Igreja que se compromete ser uma “Igreja bíblica” certamente não se omitirá em oferecer a oração dos salmos ao povo. Quem frequenta fielmente os salmos faz experiências profundas e inesquecíveis com a Palavra de Deus. No início os salmos parecem amargos, mas, há neles doçura, luz, surpresas, descobertas, assombro.

Alimentemos o povo com as delicias da Palavra de Deus nos salmos. Bem aventurados são os que aprendem rezar os salmos e se dispõem a ensinar esta oração a pequenos e grandes, a crianças e idosos. Os salmos mudam nossa vida para melhor. Nossa vida se torna um salmo

FONTE: Arquidiocese de Londrina/PR

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s