O cristão é uma pessoa que pensa e age segundo Deus, segundo o Espírito Santo

Catequese do Papa Francisco na Audiência Geral da quarta-feira.08/5/2013

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

O tempo Pascal que estamos vivendo com alegria, guiados pela liturgia da Igreja, é por excelência o tempo do Espírito Santo dado “sem medida” (cf. Jo 3:34) por Jesus crucificado e ressuscitado. Este tempo de graça acaba com a festa de Pentecostes, quando a Igreja revive a efusão do Espírito Santo sobre Maria e os Apóstolos reunidos em oração no Cenáculo.

Mas quem é o Espírito Santo? No Credo professamos com fé: “Creio no Espírito Santo, que é Senhor e dá a vida”. A primeira verdade a qual aderimos no Credo é que o Espírito Santo é Kyrios, Senhor. Isto significa que Ele é verdadeiramente Deus, como o é o Pai e o Filho, objeto, de nossa parte, do mesmo ato de adoração e de glorificação que dirigimos ao Pai e ao Filho. O Espírito Santo, de fato, é a terceira Pessoa da Santíssima Trindade; é o grande dom do Cristo Ressuscitado que abre a nossa mente e o nosso coração à fé em Jesus como o Filho enviado do Pai e que nos guia à amizade, à comunhão com Deus.

Mas gostaria de focar sobretudo no fato de que o Espírito Santo é a fonte inesgotável da vida de Deus em nós. O homem de todos os tempos e de todos os lugares deseja uma vida plena e bela, justa e boa, uma vida que não seja ameaçada pela morte, mas que possa amadurecer e crescer até à sua plenitude. O homem é como um viajante que, atravessando os desertos da vida, tem sede de uma água viva, jorrando e fresca, capaz de saciar em profundidade o seu desejo profundo de luz, de amor, de beleza e de paz. Todos sentimos este desejo! E Jesus nos dá esta água viva: essa é o Espírito Santo, que procede do Pai e que Jesus derrama em nossos corações. “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”, nos diz Jesus (Jo 10,10).

Jesus prometeu à Samaritana dar uma “água viva”, em abundância e para sempre, a todos aqueles que o reconhecem como o Filho enviado pelo Pai para salvar-nos (cf. Jo 4, 5-26; 3, 17). Jesus veio para nos dar esta “água viva” que é o Espírito Santo, para que a nossa vida seja guiada por Deus, seja animada por Deus, seja alimentada por Deus. Quando nós dizemos que o cristão é um homem espiritual queremos dizer exatamente isso: o cristão é uma pessoa que pensa e age segundo Deus, segundo o Espírito Santo. Mas, me pergunto: e nós, pensamos segundo Deus? Agimos segundo Deus? Ou nos deixamos guiar por tantas outras cosias que não são realmente Deus? Cada um de nós deve responder a isso no profundo do seu coração.

Neste ponto, podemos perguntar-nos: por que esta água pode extinguir a nossa sede até o final? Sabemos que a água é essencial para a vida; sem água morremos; ela sacia, lava, fecunda a terra. Na Epístola aos Romanos encontramos esta expressão: “o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (5, 5). A “água viva”, o Espírito Santo, dom do Ressuscitado que vem habitar em nós, nos purifica, nos ilumina, nos renova, nos transforma porque nos faz participantes da própria vida de Deus que é Amor. Por isso, o Apóstolo Paulo afirma que a vida do cristão é animada pelo Espírito e pelos seus frutos, que são “amor, alegria, paz, magnanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio” (Gl 5, 22 -23). O Espírito Santo nos conduz para a vida divina como “filhos no Filho Unigênito”. Em outro trecho da Carta aos Romanos, que já mencionamos várias vezes, São Paulo o sintetiza com estas palavras: “Todos aqueles que são guiados pelo Espírito Deus, são filhos de Deus. E vocês… receberam o Espírito que faz filhos adotivos, por meio do qual clamamos: “Aba, Pai”!. O Espírito mesmo, junto com o nosso espírito, testemunha que somos filhos de Deus. E se somos filhos, somos também herdeiros: herdeiros de Deus, co-herdeiros com Cristo, se realmente participamos do seu sofrimento para participar também da sua glória” (8, 14-17). Este é o dom precioso que o Espírito Santo coloca em nossos corações: a própria vida de Deus, vida de verdadeiros filhos, uma relação de confidência, de liberdade e de confiança no amor e na misericórdia de Deus, que tem como efeito também um novo olhar para os outros, próximos ou distantes, vistos sempre como irmãos e irmãs em Jesus que merecem respeito e amor. O Espírito Santo nos ensina a olhar com os olhos de Cristo, a viver a vida como a viveu Cristo, a compreender a vida como a compreendeu Cristo. Eis porque a água viva que é o Espírito Santo sacia a nossa vida, porque nos diz que somos amados por Deus como filhos, que podemos amar a Deus como filhos de Deus, como Jesus. E nós, escutamos o Espírito Santo? Diz: Deus te ama. Nos diz isso. Deus te ama, Deus te quer bem. Nós amamos verdadeiramente a Deus e aos demais, como Jesus? Deixemo-nos guiar pelo Espírito Santo, deixemos que Ele nos fale ao coração e nos diga isso: que Deus é amor, que Deus nos espera, que Deus é o Pai, nos ama como verdadeiro Papai, nos ama verdadeiramente e, isso, o diz somente o Espírito Santo ao coração. Sintamos o Espírito Santo, escutemos o Espírito Santo e sigamos adiante por este caminho do amor, da misericórdia e do perdão. Obrigado.

 

[Saudação em Português depois da catequese:]

Dirijo uma cordial saudação aos peregrinos de língua portuguesa, nomeadamente aos numerosos trabalhadores católicos do «Clube do Milhão». Agradeço a vossa presença e encorajo-vos a continuar a dar o vosso fiel testemunho cristão na sociedade. Uma saudação fraterna dirijo ainda ao grupo de sacerdotes do Rio de Janeiro, com as minhas felicitações pelo seu aniversário de Ordenação. A vós e a todos, eu digo: Deixai-vos guiar pelo Espírito Santo para crescerdes repletos dos seus frutos. De bom grado abençoo a vós e aos vossos entes queridos.

 

 Boletim da Santa Sé

 

Anúncios
por Católicos na Rede Postado em Papa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s