Como conversar com Deus

Pe. Paulo M. Ramalho

Muitas nem sequer conversam: só agradecem e pedem. Isso é relacionar-se com Deus, mas não conversar. Outras vão um pouco mais além e pedem luz a Deus ao longo do dia. Isso é muito bom, mas não é ter uma autêntica conversa.

Conversar com Deus é fazer o mesmo que fazemos quando falamos com qualquer amigo:
– falamos de tudo;
– falamos com toda a simplicidade;
– desabafamos;
– reclamamos se fez algo que não gostamos;
– pedimos conselhos;
– comentamos sobre as nossas alegrias;
– falamos das nossas preocupações;
– contamos sobre as nossas impressões a respeito das coisas e dos acontecimentos etc.

Isso me faz lembrar as obras de Giovanni Guareschi, em que seu personagem principal, Dom Camilo, conversa com toda a simplicidade com Deus como quem realmente é, um amigo. Veja, por exemplo, um trecho do livro Dom Camilo e os Cabeludos em que Dom Camilo vai desabafar com Deus, pois já não aguenta mais as confusões que cria na cidade o filho do prefeito, que é um roqueiro cabeludo:

“Dom Camilo, aquela noite, não se aguentava de alegria, e foi desabafar-se com o Cristo crucificado do altar-mor:
— Senhor – disse -, eu vos agradeço por terdes levado a confusão e a discórdia ao campo dos inimigos de Deus.
— Eu não posso levar escuridão e discórdia, mas somente luz e paz – respondeu o Cristo. – Camilo, o teu inimigo é também teu próximo e os sofrimentos do teu próximo devem ser também os teus sofrimentos.
— Perdoai, Senhor – replicou Dom Camilo -, mas eu não sinto pena alguma pelo fato de Peppone ter um filho cabeludo!
— Dom Camilo – disse sorrindo o Cristo -, não te esqueças de que eu também, durante a minha vida terrena, fui um cabeludo!
— Senhor! – exclamou Dom Camilo, indignado – Esse rapaz não se contenta em andar com os cabelos compridos. É também violento e malvado!
— Dom Camilo – repreendeu o Cristo -, com que facilidade dás de presente ao lobo as ovelhas do teu rebanho!
Dom Camilo não pôde responder porque, naquele instante, Peppone entrou na igreja. Tinha uma cara que prometia tempestade e Dom Camilo o rebocou até a casa paroquial (Giovanni Guareschi, Dom Camilo e os Cabeludos)”.

Nossa relação com Deus deve ser uma relação normal, como com qualquer outra pessoa. É claro que temos de ter por Ele  veneração e respeito enormes. Mas isso não exclui a possibilidade de Lhe falarmos com simplicidade, inclusive reclamando carinhosamente quando Ele “se esquece” de nós ou “não faz” algo que pedimos.

Tenho conversado com Deus desta maneira? Deus é meu Amigo, meu melhor Amigo? Desabafo com Ele? Reclamo quando faz falta? Vou comentando todas as coisas com Ele: minhas preocupações, minhas alegrias, que o dia está lindo, que estou preocupado com tal coisa, que a comida está uma delícia etc?

Além de ter essa conversa com Deus ao longo do dia, encontremos também uns minutos todos os dias, quinze minutos, por exemplo, para parar tudo e conversar com Ele. Sem estas pausas, nossa relação com Ele nunca irá a fundo: saber o que Ele quer que melhoremos, meditar mais a fundo um mistério da sua vida, captar mais a fundo uma luz que Ele quer nos dar etc.

Que Deus seja nosso melhor Amigo!!! Se Ele o for, nossa vida passará a ser uma maravilha. Seremos iluminados e guiados por Ele. Viveremos inundados na paz e na alegria. Vale a pena!

Uma santa semana a todos!

Pe. Paulo M. Ramalho – Sacerdote ordenado em 1993. Engenheiro Civil formado pela Escola Politécnica da USP; doutor em Filosofia pela Pontificia Università della Santa Croce; Capelão do IICS (Instituto Internacional de Ciências Sociais). Atende direção espiritual na Igreja de São Gabriel, em São Paulo.

Anúncios
por Católicos na Rede Postado em Padres

2 comentários em “Como conversar com Deus

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s