A Maturidade da fé do casal cristão em defesa da vida

Palestra proferida pelo Padre José Oslei de Souza, no XIV Congresso Regional do Encontro de Casais com Cristo, realizado no Colégio Verbo Divino, em Barra Mansa/RJ de 18 a 20 de julho de 2008

 

Prezados Senhores Bispos, queridos irmãos no sacerdócio, queridos casais congressistas, queridas famílias!

Saúdo a todos aqui presentes com as benditas e iluminadas palavras do apóstolo Paulo. (CI3, 12-17).
“Irmãos: vós sois amados por Deus, sois seus santos eleitos. Por isso, revesti-vos de sincera misericórdia, bondade, humildade, mansidão e paciência, suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos mutuamente, se um tiver queixa contra o outro. Como o senhor vos perdoou, assim perdoai- vos também. Mas, sobretudo, amai-vos uns aos outros, pois o amor é o vínculo da perfeição. Que a paz de Cristo reine em vossos corações, à qual fostes chamados como membros de um só corpo. E sede agradecidos. Que a palavra de Cristo, com toda a sua riqueza, habite em vós. Ensinai e admoestai­vos uns aos outros com toda a sabedoria. Do fundo dos vossos corações, cantai a Deus salmos, hinos e cânticos espirituais, em ação de graças. Tudo o que fizerdes, em palavras ou obras,seja feito em nome do senhor Jesus Cristo. Por meio dele daí graças a Deus, o Pai”.

QUE ESTAS PALAVRAS ILUMINEM NOSSA REFLEXÃO

Quanta alegria para o meu coração de padre e diretor espiritual do Encontro de Casais com Cristo, estar novamente aqui com vocês vivenciando esses acontecimentos maravilhosos e memoráveis, que os congressos normalmente nos proporcionam.
Os momentos de espiritualidade, as partilhas e trocas de experiências, a riqueza do aprendizado, a alegria da acolhida e hospitalidade, o reencontro com os velhos amigos e o entrelaçamento de novas amizades e tantas outras coisas mais, ficam para sempre em nós.
Porém, participar de um congresso, trata-se de uma oportunidade rara que não pode ficar somente conosco, devemos ter o sincero compromisso de encontrar meios e situações para compartilhar com o maior número possível de casais pertencentes às nossas paróquias e dioceses de origem, embora, saiba que muitas coisas que aqui experimentamos serão tesouros de nossas experiências e histórias pessoais.
Preparar-me, para agora apresentar esta palestra no XIV Congresso da Região Leste, com este sugestivo tema: “A Maturidade da Fé do Casal Cristão em Defesa da Vida” primeiro me fez recordar a Constituição Pastoral “Gaudium et Spes” nO 284 que nos diz: “Além disso, tudo que atenta a própria vida, como qualquer espécie de homicídios, o genocídio, o aborto, a eutanásia e o próprio suicídio voluntário; tudo que viola a integridade da pessoa humana, como as mutilações, as torturas físicas ou morais e as tentativas de dominação psicológica; tudo o que ofende a dignidade humana, como as condições infra-humanas de vida, os encarceramentos arbitrários, as deportações, a escravidão, a prostituição, o mercado de mulheres e jovens e também as condições degradantes de trabalho, que reduzem os operários a meros instrumentos de lucro, sem respeitar-Ihes a personalidade livre e responsável: todas estas práticas e outras semelhantes são efetivamente dignas de censura. Enquanto elas inficionam a civilização humana, desonram mais os que se .comportam desta maneira, do que aqueles que padecem tais injúrias. E contradizem sobremaneira a honra do Criador”. A abrangência que este texto tem no tocante a defesa e a dignidade da vida muito nos impressiona e nos desafia, segundo, me fez entrar na perspectiva da reflexão e ao mesmo tempo em comunhão, com esse riquíssimo tempo que vive a nossa Igreja Católica, totalmente voltada para o tema da vida.
Mais uma vez a defesa da vida se faz presente nos cenários pastorais, empurra as portas da reflexão cristã católica e entra com a força de um tufão, abrindo novos horizontes na perspectiva da temática sobre a complexidade desse precioso dom divino.
A crise ambiental no planeta Terra e os perigosos meios de manipulação e intervenção no processo da vida humana são assuntos que constituem a temática da Campanha da Fraternidade de 2008. Este conteúdo é desafiador e complexo, pois, trata da existência humana e a vida em toda sua compreensão e extensão. .
Seguindo essas linhas de reflexões presentes nas produções literárias e orientações pastorais o nosso congresso/2008 entra nesta esteira e ponderações sobre a defesa da vida e isso ce a e e justifica o tema e o lema que norteiam o nosso encontro.
Numa primeira interpretação do tema e nessa palestra poderíamos dizer que a defesa da vida é uma conseqüência natural da maturidade da fé cristã dos casais. O óbvio, então, seria, concluir ou mesmo intuir que não defender a vida em toda sua extensão e compreensão é realmente uma imaturidade.
Pelo tempo e pertinência não cabe aqui fazer uma apresentação da crise ambiental ou mesmo das complexas discussões sobre a manipulação da vida em sua gênese ou finidade, pois, estamos sendo e certamente seremos de muitas maneiras, mais informados sobre esses assuntos.
Ao constatarmos uma crise ambiental no planeta e uma forte pressão sobre a supremacia e a dignidade da vida, a principio podemos dizer que existiu ou ainda existe uma ciência imatura, um progresso insano, imaturo, uma ideologia imatura e porque não, ma teologia imatura, pois, a vida está ameaçada a tal ponto de todos os setores sociais e religiosos se mobilizarem para clamar por posicionamentos que defendam a vida enquanto ela não se esgote ou se esvazie por completo ou termine de forma definitiva.
Os bispos da América reunidos em Aparecida assim nos orientam: “Evangelizar nossos povos (famílias) para que descubram o dom da criação, sabendo contemplá-Ia e cuidar dela como Casa de todos os seres vivos e matriz da vida do planeta, a fim de exercitarem responsavelmente o senhorio humano sobre a terra e sobre os recursos, para que possam render todos os seus frutos com destinação universal, educando para um estilo de v-ida de sobriedade e. austeridade solidárias”. (Doc. Aparecida – n0 474a). Correspondendo a este apelo, o traçado pastoral passa pela responsabilidade de uma evangelização familiar que não descuida da orientação sobre a necessidade de amarmos e protegermos a Terra como o próprio documento nos diz “casa de todos os seres vivos e matriz da vida do planeta”. A defesa da vida da Terra hoje passa por atitudes simples e domésticas (tais como fechar uma torneira evitando o desperdício) até os mais altos posicionamentos políticos nacionais e internacionais.
É tarefa de nosso congresso apontar setas e acender mais luzes na direção da luta pela preservação da vida, pois, enquanto casais que fizeram a sua experiência de encontro com Cristo, somos um serviço¬ escola de nossa Igreja, temos como’ missão formar consciências e ainda mais, queremos aceitar a proposta de sermos formados como discípulos e missionários em DEFESA DA VIDA.
Realmente este congresso tem uma objetividade singular: estamos aqui para nos fortalecermos e nos prepararmos para darmos a nossa contribuição concreta frente à exigência e o desafio que nossa Igreja nos apresenta na atualidade.
Seguindo a trilha da proposta dos organizadores desse congresso, esta palestra-reflexão deve conduzir os casais aqui presentes a objetivos concisos, respaldados em uma fundamentação bíblica e teses da doutrina católica cristã. Assim, nos propormos a nos aproximar na medida do possível do intento.
Queremos perguntar: A Vivência dos princípios fundamentais da religiosidade, tais como: oração, observação do domingo, participação na Eucaristia, o descanso em família e outros valores podem conduzir o casal e a sua família à maturidade da fé?
Para chegarmos a algumas propostas de respostas vamos tomar em separado cada um desses princípios e refletir brevemente sobre os mesmos à luz das orientações pastorais e doutrinas da nossa Igreja.

ORAÇÃO EM FAMÍLIA
Como é difícil manter-se em oração, é por demais desafiador permanecer com o coração em intima união com Deus. A luta pela sobrevivência nos conduz ao ativismo e à falta de tempo, a vida ao nosso redor pode nos levar ao egoísmo, individualismo, indiferença, dispersão e até mesmo ao afastamento de Deus.
Estamos sempre cheios de atividades e muito preocupados com nossas causas e interesses pessoais. Temos sempre uma desculpa para não darmos tempo à nossa formação integral por meio da oração. No entanto, neste mundo em que vivemos orar é uma questão de necessidade. Muitos casais e famílias já descobriram isso e hoje são em nossas comunidades de fé verdadeiras testemunhas da oração.
Nosso espírito pobre e preguiçoso não sabe o quanto é maravilhoso a graça de Deus, adquirida por meio da oração. A graça de Deus somente nos constrói. Ela tudo orienta. Tudo eleva. Tudo santifica. Para vencermos nossas lutas e tormentos, para construirmos uma sociedade mais justa e fraterna, somente mediante um forte espírito de oração. Na individualidade obtemos esse espírito orante, mas é em família que ele ganha consistência e é mais bem cultivado.
A oração nos faz ver Deus presente em tudo e em todos. A oração nos faz encontrar a pessoa de Jesus Cristo Ressuscitado através dos nossos relacionamentos e nos acontecimentos da vida. A oração nos abre aos grandes e pequenos problemas da humanidade. Somente ela nos sensibiliza para essa comunhão com a vida familiar, profissional, política, econômica, social, eclesial de toda a humanidade. A oração nos faz compreender que Jesus está plenamente vivo e que Ele tem muito a nos dizer.
Orar é nunca se sentir sozinho, mas é sentir­se forte e com mais ânimo para vencer as dificuldades da vida, para encontrar os caminhos e deixar-se ser conduzido pelas luzes do Espírito Santo. Orar para o cristão e a cristã é uma questão de sobrevivência espiritual, ou seja, sem oração não se tem vida espiritual.

Vejamos o que nos diz Paulo VI: “Descoberta da intimidade divina, exigência da adoração e necessidade de intercessão: a experiência da santidade cristã mostra-nos afecundidade da oração, em que Deus se manifesta ao espírito e ao coração dos seus servidores. O Senhor dá-nos este conhecimento dele mesmo no fogo do amor”(EA-;.,Evangelica Testificatio – n0 42).
Quando se ora em família, o poder e a força, que são elementos próprios da oração, ganham um considerável sentido. A vida normalmente está no centro de nossas orações, ora rezamos porque ela encontra-se ameaçada, ora rezamos para agradecer por seu infinito valor. Os membros de uma família reunida em oração na defesa da vida são combatentes que não cedem aos obstáculos e contam com a certeira vitória.

Tudo é gratuidade de Deus, especialmente, o dom da oração. Quando oramos juntos, estamos vivendo em plenitude a bondade de Deus, que se revela na vida de seu povo. Na oração as graças são acolhidas no espírito do recolhimento e da intimidade com Deus. Quer sozinhos, em família ou com a comunidade de fé, os encontros de oração, são fortes expressões que revelam a nossa fé e a nossa disponibilidade para corresponder ao amor gratuito e generoso de Deus. Sejamos agradecidos ao Senhor por sua presença maravilhosa entre nós quando estamos reunidos em ‘ seu nome. Nosso Deus santifica os corações daqueles que se unem a Ele pela experiência da oração,

Ousamos o que nos diz o Papa João Paulo 11: “A oração familiar tem suas características. É uma oração feita em comum, marido e mulher juntos, pais e filhos juntos. A comunhão na oração é, ao mesmo tempo, fruto e exigência daquela comunhão que é dada pelos sacramentos do batismo e do matrimônio”. (Familiares Consortio – n° 59).

Na Igreja existem muitos místicos que são verdadeiros mestres da oração. Porém, é maravilhoso saber que a escola da oração é a família. Juntos a nossos pais e irmãos nós vamos nos tornando família que aprende a conversar com Deus. F am íl ia que tem atitude de escuta e disponibilidade para seu Deus mediante o exercício simples da oração.

Família que desde muito cedo aprende que existe um Pai que é provedor de todas as nossas necessidades, um Irmão que nos une e nos fortalece na sua capacidade de congregar no amor, e um Senhor de Luz que nos concede dons e virtudes tantas quantas precisamos para a maravilhosa aventura de ser família e ter um lar.

Assim, na Trindade Santa e bendita podemos afirmar: além de nós, se lá em casa alguém chorar, este pranto muito em breve se secará, se alguém cair, ele não ficará por muito tempo no chão, se seu corpo for ferido e atormentado pela dor e pelo sofrimento, ele será curado, se enfrentarmos noites escuras, conheceremos juntos as manhãs luminosas de dias cheios de esperanças e novo vigor. .

Ousamos as sábias palavras de nosso saudoso papa João Paulo 11: “Em virtude da sua dignidade e missão, os pais cristãos têm o dever específico de educar os filhos para a oração, de os introduzir na descoberta progressiva do mistério de Deus e no colóquio pessoal com Ele. É sobretudo na família cristã, ornada de graça e do dever do sacramento do matrimônio, que devem ser ensinados os filhos desde os primeiros anos, segundo a fé recebida no Batismo, a conhecer e adorar a Deus e amar o próximo”. (Familiares Consortio – n0 60).

Continua na segunda parte da palestra

por Católicos na Rede Postado em Família

63 comentários em “A Maturidade da fé do casal cristão em defesa da vida

  1. eu fernanda e meu marido santinho temos uma caminhada na pastoral familiar e sem pre buscamos agregar algumas dinamicas em nossos testemunhos e isso torna os temas mais leves e de fácil entendimento mas o foco não pode ser desviado e o que vale e a verdade,é falar sempre o que vivenciamos em nosso lar. o e.c.c., curso de noivos e outros nos dá muito mais do que nos pede e o Espírito Santo nos capacita por isso não se perturbem nem se aflijam , por que no final dá tudo certinho

    Curtir

  2. Eu e minha esposa fomos convidados para coordenadores geral do proximo ECC na nossa paroquia. Gostaria de ideias de temas para o encontro!

    Curtir

  3. Boa noite!!!

    A paz de Jesus e amor de Maria

    Estou preparando uma reunião do 2º temário, não tenho esse material, poderei até desenvolve-lo, caso tenha pronto , peço que envie, pois a minha reunião acontecerá no dia 26/01/2012.Sei que está muito perto mas se for possível gostaria também de uma dinâmica .Obrigado agradeço muito.

    Curtir

  4. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!!!
    Meu esposo e eu fomos convocados para assumir função de Casal Palestra em nossa paróquia.
    Gostaríamos de ter subsídios para dinâmicase temas de palestras.
    Agradecemos desde já.
    Deus os abençoe.

    Curtir

  5. Minha Esposa e Eu daremos uma Palestra no ECC, dia 11 de novembro de 2011 sobre : O SENTIDO DA VIDA, e gostaríamos de receber material ou mesmo alguma palestra que algum casal tenha feito anteriormente, pois até o momento estamos vagando, e precisamos de tal material para completarmos nossa Palestra.
    Desde já agradeço.

    Curtir

  6. Apaz de Deus esteja com vosco, meu mone é Francisca e eu e meu esposo daremos uma palestra no domingo dia 25/9 cuja tema é sentido da vida, será que você teriam algum material para me envia, pois ainda não preparei nada e estou muito preocupada… muito obrigado….

    Curtir

  7. Boa noite,a paz de Jesus e o amor de Maria
    nos fomos convidados para dar uma palestra no ecc,
    sobre A familia na construção do mundo,gostaria de receber
    material e se tem alguma dinâmica.
    desde já muito obrigada,a palestra é agora no começo de outubro.

    Curtir

  8. Eu e meu esposo, daremos a palestra Casal cristao no mundo de hoje, gostaria de saber se tem alguma dinâmica, e se possível algumas dicas.

    Conto com ajudas dos irmãos cristãos.

    Abços

    Curtir

  9. Boa tarde,

    Estamos preparando uma palestra para casais no encontro promovido pela Pastoral Familiar, com o tema o casal no Projeto de Deus. Preciso de material para aprofundamento do tema.
    Penso que esrta palestra se aproxima a palestra do |ECC o Plano de Deus.Aguardo sugestões.Deus os abençoe!

    Curtir

  10. Olá, que as bençãos e o Amor do Pai guie a todos!
    Fomos convidados para dar palestra “O sentido da vida” no ECC e gostaria de receber material.
    Fiquem com Deus, sempre!!!

    Curtir

  11. Gostaria se possível de me enviar algum texto sobre o plano de Deus na vida do casal. Tenho a plena consciência que a todo momento Deus atua em nossa vida de casal, mas gostaria de alguma coisa para meu esposo ler. Ou alguma sugestão de livro.

    Curtir

  12. gostaria de receber algum material e orientação sobre a palaestra que irei ministrar,”O casal cristão no mundo de hoje”.
    espero receber resposta,fiacarei muito grata.

    Curtir

  13. Boa tarde… Eu e meu esposo fomos convidados para dar uma palestra no e.c.c com o título ‘o casal cristão no mundo de hoje’ e gostariamos de receber algum material, alguma coisa que nos ajude, pois é a primeira vez que daremos uma palestra e principalmente no ECC que é tudo muito organizado e bem preparado precisamos muito de ajuda… Obrigada

    Curtir

    • Cara Lucineide:
      Eu, Patricia, e meu marido, fizemos esta palestra no ano passado no encontro de casais aqui de minha cidade (Itamogi-MG). Tenho algumas coisas que posso ajudar. Entre em contato comigo em meu e-mail: patyobs@yahoo.com.br, que passarei para você. Um grande abraço. Patricia, Itamogi-MG.

      Curtir

  14. OLA BOA NOITE !
    EU E MINHA ESPOSA FOMOS CONVIDADOS PARA DAR UMA PALESTRA NO ECC SOBRE “ORAÇÃO” , E PRECISAMOS DE AJUDA POR FAVOR ME MANDE MATERIAL, DES DE JÁ AGRADECO E DEUS LHE PAGE

    Curtir

  15. Olá, boa tarde… Eu e meu esposo fomos convidados a dar uma palestra no e.c.c com o título ‘o casal cristão no mundo de hoje’ e nós gostariamos de receber algum material, alguma coisa que nos ajude, pois é a primeira vez que daremos uma palestra e precisamos de ajuda… Obrigada… aguardo anciosa por resultados….

    Curtir

  16. Ola estou precisando de material de palestras para casais,minha comunidade tem serca de 70 casas e nos do conselho decidimos juntar os casais de nossa comunidade para ajudalos ater uma vida melhor em cristo.Fico muito agradecido se puder me ajudar
    Paroquia sagrada Familia Ouro branco Mg IIAtiAia

    Curtir

  17. A paz de Jesus!

    Somos casais do ECC, e fomos convidados a darmos uma palestra sobre testemunho do PLANO DE DEUS, no mês de Junho/2010.
    Por favor ficaremos muito gratos, pois gostariamos de fazer nossos trabalhos, com simplicidade e humildade para nós como casal e para os demais encontristas.

    Curtir

  18. oi boa noite, sou palestrante para casasis e gostaria de receber algum material sobre a palestra familia na construção do mundo, para que possa estudar e utilizar esse material, pois preciso fazer esta palestra……

    desde ja obrigado

    Curtir

  19. Olá, boa tarde, Eu e meu marido, fomos convidados a orientar um encontro de casais com o tema: O casal cristão no mundo de hoje e as sua deficuldades’ e nós gostariamos de receber algum material, ou algo que nos ajude, pois é a nossa primeira vez e precisamos de ajuda. Obrigada e aguardo anciosa por resultados.

    Curtir

  20. Olá, boa tarde… Eu e meu marido Edson, fomos convidados a dar uma palestra no e.c.c com o título ‘o casal cristão no mundo de hoje’ e nós gostariamos de receber algum material, alguma coisa que nos ajude, pois é a primeira vez que daremos uma palestra e precisamos de ajuda… Obrigada… aguardo anciosa por resultados….

    Curtir

  21. BOA TARDE

    Preciso palestrar sobre importancia da oracao na familia, fé como agir para mandter a uniao familiar.
    Por gentileza me indiguqem onde encontro subsidio.

    Att Mariza

    Curtir

    • Amiga, a principal coisa que deve fazer é praticar ou pelo menos lutar para que a oração em família seja um valor em sua vida. Com isso já tem assunto demais para a palestra, ok. Muito cuidado em mostrar o que não faz. Isso é muito comum no ECC e na Pastora Familiar. Cuidado com o farisasimo…Fale o que você vive ou está lutando paa viver em oração na família. Será muito mais real, transparente e honesta consigo mesma. Diga das dificuldades, das quedas e das vezes que levanta para começar de novov. Vai se rum show. As palavras podem até conver mas os testemunhos arrastam.
      Abraços
      Ricardo

      Curtir

  22. olá participo do ecc,moviemnto d ecasais encontristas em minha comunidade,terei grupo em minha casa gostaria de receber texto sobre,matrimonio,filhos familia etc.obrigado fiquem com DEUS.

    Curtir

  23. bom dia sou da paroquia são felix de valoas e venho pedir ajuda pois eu e minha esposa vamos dar palestra no ECC os reveses da vida não temos esperiencia e primeira ves que vamos dar palestra ajude-nos

    Curtir

  24. Vou dar a palestra SENTIDO DA VIDA no Encontro de Casal com Cristo gostaria de algumas dicas de como fazer uma palestra e material para me preparar. Apalestra será no dia 17.09.10.
    Obrigada
    Eva

    Curtir

    • Boa Noite Eva.
      A sua palestra SENTIDO DA VIDA, foi ontem,
      creio que voce tenha se saido muito bem, pois o encontro de casais é feito sob muitas oraçoes.
      Mas te escrevo, tambem te pedindo material, pois eu tambem agora prepara esta palestra no
      encontro.
      Fico no aguardo.
      Ivan Costa

      Curtir

  25. participo de grupo de casal catolico, e havera reuniao em minha casa na proxima semana gostaria de textos p podermos refletir sobre amizade, oraçao, relacionamento conjugal e outros obrigada

    Curtir

  26. Oi boa tarde gosataria de me ajudaçe e enviaçe alguma dica ou modelo de Palestra sobre O Casal Cristão no Mundo de Hoje, precisamos urgente pois teremos uma palestra esse fim de semana obrigada..

    Curtir

  27. bom dia, eu e meu marido fazemos parte da preparação de noivos, da nossa paróquia, e nos temos que dar palestra sobre oração do casal, mas precisamos urgente de uma ajuda, gostariamos de poder passar aos noivos uma palestra fácil de se entender e que chame a atenção deles, pois a nossa palestra é a ultima do dia e quando nos vamos falar as pessoas ja estão cansadas e dormindo nas cadeiras, gostaríamos de uma orientação de uma palestra interessante, fácil e que façam eles pariciparem, o nossa preparação vai ser esse domingo dia 4/07/2010, por favor preciso de uma orientação o mais rápido possível obrigada marcia.

    Curtir

    • Eu e minha esposa claudinéia coordenamos o setor pré matrimonial e oferecemos duas formas de preparação aos noivos: uma são três encontros na casa do casal padrinho. Casais padrinhos são aqueles, analisamos conjuntamente com o sacerdote que, dentre alguns quesitos apresentam estrutura para orientar o casal em sua residência, durante três encontros a combinar com eles. Outra forma é o curso propriamente dito, também são esoolhidos casais cujos perfis têm possibilidade de trabalhar sobre os principais temas conforme exige a Pastopral familiar. Se tiver mais interesse em conhecer mais forma de trabalhar entre em contato através de e-mail, pois teremos o maior prazer em ajudá-los nessa caminhada, oK Márcia

      Curtir

  28. Boa noite,
    Gostaria que me enviasem alguns temas sobre o ECC,pois,estou fazendo parte da comissão de dirigentes do XI ECC da minha paróquia na cidade de São Luis do Maranhão.Desde já agradeço antecipadamente,

    Curtir

  29. Augusto Corrêa(Pa), 31 de março de 2010.

    Bom Dia
    A paz de Jesus!

    Somos casais do ECC, e fomos convidados a darmos uma palestra sobre testemunho do PLANO DE DEUS, no mês de Junho/2010.
    Por favor ficaremos muito gratos, pois gostariamos de fazer nossos trabalhos, com simplicidade e humildade para nós como casal e para os demais encontristas.

    José Carlos e Concinha
    Paróquia São Miguel Arcanjo
    Augusto Corrêa
    Nordeste Paraense

    Curtir

  30. Parabéns pela explanação!!! Essa oração em Família é simplesmente MARAVILHOSA, e bem aplicada para nós cristãos nos dias de hoje.

    Curtir

  31. Por favor gostaria de receber algum material para palestra ” O CASAL CRISTÃO NO MUNDO DE HOJE ” , ou endereços que possa encontrar. Temos uma palestra desse tema para o ECC em Porto Seguro – Bahia

    Obrigada
    Domícia e Neto

    Curtir

    • Por favor eu e meu marido também vamos fazer a palestra”O CASAL CRISTÃO NO MUNDO DE HOJE” gostariamos de receber algum material que nos ajudasse.

      Curtir

    • fomos convidados a dar uma palestra sobre casal cristão no mundo de hoje, é minha primeira vez e gostaria de saber como foi a palestra de vcs e se poderia nos ajudar, somos de pertinho de vcs e fazemos parte do ecc da Psroquia nossa senhora Auxiliadora, meu telefone 73 3261-8909, aguado contato.

      Curtir

    • somos de Eunapolis e gostaria de receber material para esta palestra, gostaria de saber se vcs tem alguma história de casal para poder encerra minha palestra, trazendo como exemplo no dia a dia de um casal.

      Curtir

  32. Boa noite, sou do estado do sergipe e no proximo dia 24/01/10 eu e meu marido iremos dá uma palestra no ECC com o tema SENTIDO DA VIDA e gostaria mto de algumas dicas principalmente para que possa tocar os corações dos participantes.
    Que Deus abençoe e aguardo anciosa pela as dicas.
    Abraços…

    Curtir

  33. Gostaria de algumas dicas de como fazer uma palestra sobre oração no encontro de casais com Cristo, quais os assuntos mais importantes deste tema.Por Favor envie para mim algumas instruções o mais rápido possível. Desde ja agradeço.

    Curtir

  34. Gostaria de uma ajuda para dinâmica para casais, onde estaremos abordando o tema “Oração” no Encontro de Casais com Cristo.
    Muito obrigado e muitas bençãos do céu!

    Curtir

  35. São gonçalo 16 de setembro
    Gostaria que me enviase um modelo de palestra sobre:
    O CASAL CRISTÃO NO MUNDO DE HOJE.
    DESDE JÁ AGRADEÇO, OBRIGADO!

    Curtir

  36. Garanhuns em 11 de setembrro d Gostaria de algumas dicas de comoe 2009 fazer uma palestra sobre oração e meditação no encontro de casais com Cristo,quais os assuntos mais importantes deste tema para que possamos atingir o objetivo esperado pelo movimento. o encontro será ainda este més.

    Por Favor envie para mim algumas instruções o mais rápido possível, ficarei muito grato,pois gostaria de com simplicidade e humildade fazer um trabalho bom que seja gratificante para nós como casal ECC COMO PARA OS ENCONTREIROS.

    Curtir

  37. A paz do Senhor !
    este tema abordado sobre a oração em familia,gostei muito.
    È um momento de intimidade com Deus,momentos de agradecer ao pai,buscar alimentar o nosso espirito,poder aumentar os laços pai e filhos.
    A paz do senhor e um forte abraço.

    Curtir

  38. gostari de receber algumas informações de como falar de orações para casais, no E.C.C,gostaria de receber também uma dinâmica envolvendo o tema oração na família. Aguardo anciosa a resposta. A paza do senhor!

    Curtir

  39. Que significa “a luz da fé^” nossa realidade conjugal.familiar,hoje?

    Qual nossa wsituação de critão levando em conta a realidade cultural e economica que estamos vivendo?

    Comente por favor

    Curtir

  40. A paz de jesus e o amor de maria.
    Gostaria de saber quais os pontos principais para serem abordados em uma palestra sobre oração em um encontro de casais com cristo de 2º etapa, pois fui convidado a dar este encontro e não gostaria de fazer de forma que não melhorasse o relacionamento dos participantaes com O SENHOR.
    Desde já agradeço.

    Curtir

  41. Bom Dia!!!

    A paz de Jesus e amor de Maria

    Estou preparando um tema livre para o meu círculo, não tenho esse material, poderei até desenvolve-lo, caso tenha pronto , peço que envie, pois a minha reunião acontecerá no dia 26/03/09.Sei que está muito perto.Obrigado agradeço muito.

    Edivaldo
    ECC Ilha do Governador -RJ
    Paróquia São José Operário

    Curtir

  42. Boa tarde ,
    Gostaria de saber quais os tópicos pra ser abordados em uma palestra de MOTIVAÇÂO sobre CASAL CRISTAO.
    Aguardo resposta pois ser sabado dia 21/03/09. Obrigada.

    Curtir

  43. Gostaria de algumas dicas de como fazer uma palestra sobre oração no encontro de casais com Cristo, , quais os assuntos mais importantes deste tema para que possamos atingir o objetivo esperado pelo movimento. o encontro será nesta próxima sexta feira.

    Por Favor envie para mim algumas instruções o mais rápido possível, ficarei muito grata, pois gostaria de com simplicidade e humildade fazer um trabalho bom que seja gratificante para nós como casal ECC COMO PARA OS ENCONTREIROS.

    Curtir

Deixe um comentário