Mês da Bíblia em nossa família

Pe. Sebastião Sant’Ana, SDN *

Em setembro, mês temático da Bíblia, a Igreja convoca todos os católicos a darem um especial destaque à Palavra de Deus em sua vida. Ela o faz, consciente de que todo dia é dia da Bíblia e de que esta deve ser lida e meditada pelos fiéis todos os dias, o ano inteiro.

Quando a Igreja nos propõe a celebração de um mês temático, está pedindo que vejamos com um cuidado especial algumas dessas coisas importantes ou essenciais de nosso dia-a-dia. É assim que, em setembro, a Bíblia terá um espaço destacado em nosso tempo, em nossas atenções e, sobretudo, em nosso coração.
O encontro de Jesus com os discípulos de Emaús (Lc 24) nos mostra que a leitura proveitosa da Bíblia se faz quando escutamos Deus que nos fala através da realidade ao nosso redor, do texto bíblico e da nossa comunidade de fé.
Cursos, encontros e estudo em grupo, bem como a participação assídua nos grupos de reflexão (círculos bíblicos), podem ajudar a conhecer melhor o conteúdo da Bíblia, a ter uma visão global de todo o livro e, acima de tudo, a descobrir dentro da vida de hoje a presença luminosa da Palavra de Deus.
A Bíblia e a família

A Palavra de Deus é alimento, força e luz para a família. Alguns casais já têm o hábito da leitura diária da Bíblia; normalmente lêem o texto do Evangelho proposto para a liturgia do dia. Outros procuram fazer essa leitura junto com os filhos. Mas é preciso que se multipliquem essas famílias leitoras assíduas da Palavra de Deus.
Além disso, é importante que os pais se preocupem em criar em sua casa o clima de valorização da Bíblia. É evidente que os filhos vão notar tal valor se acostumarem a ver os pais lendo e meditando, diariamente, a Palavra de Deus. Serão arrastados pelo exemplo, quando verificam que pai e mãe colocam em prática o que lêem e meditam. Esse testemunho permitirá que os filhos possam, desde cedo, ir aprendendo a ler e a perceber a importância da palavra divina em suas vidas, deixando-se também moldar pelos critérios divinos.
Uma prática regular da oração e da leitura da Palavra de Deus em família ajuda pais e filhos a se libertarem daquela oração rotineira, mecânica e formal. Por exemplo, os Salmos poderão facilitar a formação dos filhos na oração, ajudando-os a ter um relacionamento íntimo, amigo, filial, de súplica e adoração com Deus. Pais e filhos vão fazendo a experiência da “leitura orante da Palavra de Deus”. Que bom os filhos, desde crianças, aprenderem ouvir Deus e se sentirem profundamente amados por Ele!
Pai e mãe, bem como os catequistas, sabem que as crianças captam facilmente as histórias da Bíblia e gostam de contá-las para os colegas. É oportuno que estas crianças possam não só ouvir tais histórias, mas também vê-las com seus próprios olhos no livro sagrado e, assim, avaliar as atitudes dos grandes personagens bíblicos.
O mês da Bíblia em família

Como setembro é o mês da Bíblia, seria bom que cada família escolhesse um dia para fazer a sua entronização, preparando para ela um pequeno altar ou colocando-a num lugar de destaque, de preferência, onde todos possam, além de vê-la, fazer uma paradinha, de vez em quando, para a leitura. É oportuno também que a família determine um momento do dia para a proclamação da Palavra, reflexão e preces em comum. Um pequeno trecho poderá ser lido no início de uma das refeições em que a família esteja reunida.
A Bíblia na mão e no coração

Olhando os últimos cinqüenta anos, temos muito que agradecer pelo longo caminho percorrido. No entanto, de olhos abertos para a realidade de nossa Igreja na América Latina hoje, concluímos que ainda temos uma longa estrada a caminhar.
Dom Orlando Brandes – Arcebispo de Londrina, PR, e nosso Presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família – está convencido de que “o primeiro passo a ser dado pastoralmente falando” para pôr em prática a proposta da Conferência de Aparecida, “é colocar a Bíblia nas mãos do povo. Este é o início da mobilização bíblica a ser implantada. Bíblia na mão, no coração e pés para a missão. Sem a Palavra, a missão enfraquece e desaparece. O ardor e a perseverança na missão vêm da Palavra.”
Sugestão para o Ano Paulino

O Apóstolo Paulo, com seu jeito de anunciar o Evangelho de maneira inculturada no mundo grego e nas grandes cidades, poderá ser uma preciosa referência para todos os que, hoje, se propõem levar a Boa Nova de Jesus Cristo a todas as famílias e a todos os povos e, de modo muito especial, aos areópagos modernos.
Em vista da celebração do Ano Paulino (junho de 2008 a junho de 2009), a proposta para o Mês da Bíblia deste ano é que as famílias e comunidades leiam e estudem a 1ª Carta de São Paulo aos Coríntios. O tema é A caridade sustenta a comunidade e o lema O amor jamais acabará. (1Cor 13, 8.) Muita riqueza poderá aí ser descoberta e partilhada por nossas famílias.
Próximo Sínodo dos Bispos

A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja será o tema do próximo Sínodo dos Bispos, a realizar-se em Roma, de 5 a 26 de outubro. O último Sínodo, em outubro de 2005, foi sobre o tema “a Eucaristia, fonte e ápice da vida e da missão da Igreja” e resultou na preciosa Exortação Apostólica pós-sinodal, de Bento XVI, Sacramentum caritatis.
Palavra de Deus e Eucaristia estão no centro da vida e da missão da Igreja e de cada cristão. Os dois temas se completam: a Igreja é convocada e reunida pela Palavra de Deus e existe em função do seu anúncio e testemunho; ao mesmo tempo, a Igreja vive da Eucaristia, nutre-se dela e tem na comunidade eucarística a sua melhor imagem e manifestação.
A experiência de um Mês da Bíblia vivido com entusiasmo, na família e na comunidade, facilitará a sintonia com o próximo Sínodo dos Bispos, em Roma, e criará em todos nós a pré-disposição para acolher a Exortação Apostólica pós-sinodal que o Papa certamente promulgará no próximo ano, a partir das ricas contribuições que os bispos colocarão à sua disposição ao final do sínodo de outubro próximo.
* Paróquia N. Sra. de Guadalupe

Av. Prof. Nilton Lins, 510 – Flores

69058-400 – Manaus, AM

FONTE: Jornal “O Lutador” – Edição 3632 – setembro de 2008

About these ads
por Católicos na Rede Postado em Família

2 comentários em “Mês da Bíblia em nossa família

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s